Segundo estatísticas realizadas pela ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) o Brasil hoje possui mais de 35 milhões de cachorros e 20 milhões de gatos. Por causa dessa super população de cães e gatos hoje em dia é cada vez mais normal ouvirmos falar sobre a castração animal.
A castração de cães e gatos atualmente gera muitas dúvidas sobre algum dano que pode causar ao animal, mas esse procedimento é altamente seguro e recomendado pelo Conselho regional de medicina Veterinária, já que traz muitos benefícios para os cães e gatos e também para os seus tutores.
Os principais objetivos da cirurgia são: impedir que o animal procrie: esse processo é importante para a diminuição do índice de abandono de cães e gatos e a prevenção de doenças comuns na idade adulta, além de maximizar o tempo de vida deles e melhorar o temperamento do animal.
A castração é a remoção cirúrgica dos órgãos sexuais, o que faz com que os processos hormonais desapareçam e que o caráter do indivíduo castrado não sofra alterações. A cirurgia de castração de cães e gatos é segura e é recomendada no primeiro ano de vida do animal.
Mas mesmo assim, ainda, alguns donos possuem dúvidas sobre a castração de cães e gatos, mas nessa postagem vamos explicar quais são as vantagens e benefícios da castração animal.
Prevenção de doenças prostáticas
A doença prostática é frequentemente vista em cães e gatos não castrados e quase sempre está relacionada com os níveis de testosterona. A castração elimina a fonte de testosterona, os testículos, fazendo que os cães tenham menos probabilidades de desenvolver doença prostática como infecções, quistos, hiperplasia e mesmo cancro.
Prevenção do câncer da mama
Gatas e cadelas podem desenvolver tumores mamários que podem ser malignos. Mas se forem castradas o risco diminui. O risco de desenvolvimento de tumores mamários baixa para menos de 1% em gatas castradas e para cadelas castradas antes do primeiro cio.
As fêmeas não desenvolvem piometra
A piometra, infecção do útero, é uma doença frequente principalmente em cadelas idosas que passaram por vários cios ou gatas que usam contraceptivos como maneira de controlar os ciclos. Se a fêmea não tem útero, não desenvolvem piometra.
Prevenção de Cancro Testicular em Cães e Gatos
Se os testículos são removidos o animal não desenvolve o cancro testicular. É extremamente importante castrar os animais criptorquídeos, isto é, com um testículo . O testículo em posição anormal tem uma probabilidade muito maior de se tornar tumoral caso não seja removido.
Gravides indesejada
Extremamente importante para o controle da população de cães e gatos, especialmente dados os problemas de abandono que existe atualmente. Se as cadelas e gatas são castradas não podem ficar grávidas. Se os cães e gatos são castrados não podem engravidar cadelas e gatas.
Os cães e gatos não fogem para se acasalarem
O instinto reprodutivo é muito forte em qualquer das espécies, por isso as épocas de cio podem levar os cães e gatos a fugir de casa numa tentativa de encontrar um parceiro para se acasalarem.
Menos probabilidade de hérnias e tumores perianais
Em cães machos, a testosterona também está relacionada com a força dos músculos perianais (à volta do ânus) e desenvolvimento de tumores nessa zona. A castração é recomendada caso estes problemas surjam e pode ser preventiva.
Razões comportamentais
- Redução de agressividade
- Redução de marcação territorial
- Maximizar o tempo de vida
Se ainda tiver alguma dúvida sobre a castração de cães e gatos, recomendamos que fale com o seu médico veterinário de confiança. Ele poderá te aconselhar sobre o melhor período para realizar o procedimento e cuidar das necessidades específicas do seu cachorro ou gato.
Castrar seu cão ou gato é um ato de amor. 🙂