Nessa postagem vamos relatar um tema muito polêmico nos dias de hoje. Para algumas pessoas fica uma grande dúvida.
Devo comprar ou adotar um pit bull ou american bully?
Nós criadores profissionais do Canil PitBully temos uma opinião muito clara sobre isso. Criamos e tratamos com muito amor cães em geral assim como outros animais, como seres vivos e não objetos ou mercadorias de venda. A adoção e doação de animais é apenas uma atitude, o que não garante qualidade, padrões necessários e a responsabilidade. Além deste problema que confunde as categorias “seres vivos” e “objetos”, como se os animais fossem brinquedinhos com um valor determinado, está ainda o problema dos animais abandonados. Muitas pessoas adotam ou pagam barato num cachorro e quando tem um problema, preferem abandonar do que resolver-los. Assim como existem muitas pessoas que amam os animais e infelizmente não tem condições para poder comprar-los. Mas a verdade é que hoje o pit bull se tornou a raça de cão mais abandonada e a que mais sofre com o preconceito da atualidade. Infelizmente essa é a realidade. Mas nosso objetivo é criar cães diferenciados e pelo menos tentarmos mudar essa opinião que o pit bulll é um cão agressivo. Existem algumas razoes e condições que levam um cão a se tornar agressivo (não se aplica apenas para o pit bull e sim qualquer raça de cachorro). Alguns problemas que ocorrem podem ser genéticos e outros adquiridos devido a criação de forma inadequada e irresponsável. Mais detalhes iremos abordar num outro tema mais específico logo em breve.
Quanto à compra e venda de pit bull ou american bully, entendemos que ela é justificada com base na raridade das raças, grau de investimento, qualidade de vida, procedência, temperamento, estrutura e genética dos cães. É um velho princípio do capitalismo primitivo. Por que o cachorro vale tudo isso, por que é muito caro? Ora, pela sua raridade e dificuldade em ser encontrado com essas qualidades e características citadas acima. Neste sentido os animais raros igualam-se certamente a objetos valiosos, mas nem por isso são OBJETOS!
Para nos criadores, os cães diferenciados são raros e por isso precisam ser produzidos, ou seja, as ninhadas são programadas, estudadas para obter a melhor qualidade genética possível dentro do padrão da raça.
Além disso, relatamos mais detalhes abaixo do por que vendemos e não doamos nossos cães e filhotes!
- Por que a empresa de ração de qualidade (200 reais o saco de 20 kilos) me vende e não doa
- Por que os veterinários cobram as consultas, vacinas v10 importadas, tratamentos, ultra som, raio x, cesáreas.
- Por que o funcionário que faz a limpeza do canil, dá banho e cuida dos cachorros também cobra pelos seus serviços.
- Por que os produtos de limpeza e jornais são vendidos e não doados.
- Por que as vitaminas, remédios, vermífugos, antiparasitas são vendidos e não doados.
- As caminhas, brinquedos e todas as outras coisas para dar qualidade de vida para um filhote e as matrizes e padreadores são vendidos e não doados.
- Inclusive o aluguel é cobrado.
- Não temos poço artesiano e nem “gato” na energia elétrica. Precisamos dela para manter a grama na altura certa os ventiladores e o ar-condicionado ligados para garantir o bem estar e a saúde deles.
Tudo é cobrado. Além de tudo isso, nosso tempo e dedicação aos cães são preciosos. Minhas noites mal dormidas. Nossa dedicação e condição para poder garantir a melhor saúde deles e o melhor atendimento aos clientes. Durante 365 dias por ano. 7 dias por semana. 24 horas por dia. Sem férias. As vezes sem diversão. Embora eles sejam a nossa diversão. As vezes sem poder estar em alguns eventos familiares (Aniversários, Casamentos, Viagens). Nós não estamos reclamando. Pelo contrário, estamos apenas explicando. Pois foi nossa escolha. Amamos o que fazemos! Mas isso também tem valor. E esse valor só nós sabemos! Mas o dia que as pessoas e empresas nos doarem tudo que precisamos pra podermos dar qualidade de vida para nossos cães nós deixaremos de vender e passamos a doar gratuitamente os filhotes. Queríamos poder ter condições para sustentar tudo isso e também queríamos que todos tivessem as melhores condições.
Esperamos que com essa postagem consigamos esclarecer essa dúvida que com certeza muitas pessoas tem.