Criadores responsáveis não estão preocupados principalmente em ganhar dinheiro com a venda de cachorros. Criadores dedicados fazem um grande esforço e gastam muito dinheiro tentando preservar, promover e melhorar a qualidade de suas raças favoritas, cruzando indivíduos excepcionais e cuidadosamente criando e promovendo uma ninhada de cada vez.
Selecionar cães é o “caminho certo” é mais uma arte do que uma ciência e exige muito pensamento, planejamento, preparação e tempo.
Tecnicamente, o criador é a pessoa que possui a matriz de uma ninhada.
Os criadores que têm um programa de reprodução de cães estão avaliando e pesquisando continuamente cães e linhagens bem antes de decidirem quais machos cruzar com suas fêmeas.
As matrizes precisam ser avaliadas clinicamente para evitar defeitos congênitos, hereditários ou doenças, assim como os machos padreadores devem ser avaliados também.
As doenças sexualmente transmissíveis precisam ser descartadas, especialmente em cães criados antes.
O acasalamento real de dois cães só deve ocorrer depois de muito tempo de estudo e planejamento.
Antes de cruzar dois cães você deve ter em mente o seu objetivo, e o caminho que quer seguir, pois vários são os caminhos que levam para aquele objetivo específico, e é de responsabilidade do criador arcar com suas decisões.
Tudo deve ser estudado antes. E dai, que é fundamental para o criador saber o que cada tipo de cruzamento pode “oferecer” para seu plantel e objetivo. O segredo de um criador de sucesso se chama “consistência”, e é ela que dará a identidade a seu canil, já que se uma linha bem trabalhada e consistente for mostrada, todos saberão que veio daquele canil. Consistência, essa é a chave.
Conheça os tipos de cruzamentos
In-breeding
Inbreeding é o acasalamento de parentes muito próximos, por exemplo, de pai e filha, irmãos de pais diferentes, irmão com irmã, mãe e filho, etc.
Inbreeding intensifica as falhas, assim como as características mais fortes, por isso critério considerável deve ser usado na escolha dos cães. As falhas podem ser até tal ponto que não ocorram anomalias graves. Por este motivo, este tipo de cruzamento não é recomendado para criadores novatos.
Às vezes, o inbreeding é a única opção disponível, por exemplo, na recriação de uma raça quase extinta ou em programas de reprodução de raças recém-criadas.
Line-breeding
Linebreeding é o acasalamento de cães com antepassados comuns ou acasalando com um parente distante, por ex. neta ao avô, tio à sobrinha, etc.
O benefício do cruzamento Linebreeding é a produção de ninhadas mais consistentes, com objetivo de reforçar as características mais desejadas e eliminar os problemas de saúde, é necessário ter um conhecimento profundo de ambos os pedigrees do pai e da mãe por pelo menos cinco gerações.
Em geral, a maioria dos criadores adere a uma política de cruzamento linebreeding, por meio da qual eles podem assegurar a uniformidade da qualidade sem arriscar os perigos inerentes à consanguinidade.
Esta técnica é sem duvida é mais segura que o inbreeding.
Out-crossing
Outcrossing é o acasalamento de dois cães do cruzamento linebreeding, mas de duas linhas de sangues diferentes, sem nenhuma consanguinidade.
Após realizar um cruzamento do tipo outcrossing a uniformidade para a primeira geração é geralmente duvidosa. É geralmente empregado como uma proposta de longo prazo para trazer certos traços para uma linha que, de outra forma, é deficiente. Essas características precisam ser intensificadas através de um linebreeding ou inbreeding.
Conclusão
Concluímos que, os criadores mais bem-sucedidos usam cães, resultados de cruzamentos inbreeding para agregar qualidades ou características para completar e aperfeiçoar quando outra linha de sangue estão faltando.