Da mesma forma que a vacinação ou a prática diária de uma atividade, a educação ou adestramento é um dos deveres do homem para com o cão desde quando decide tê-lo como companhia. O adestramento é a garantia de uma coabitação harmoniosa entre o cachorro, seu dono e seu círculo, mas também de sua integração na sociedade. É indispensável começar o adestramento do filhote bem cedo, enquanto sua capacidade de sua aprendizagem é grande.
A capacidade de aprendizagem varia de acordo com os filhotes, mas todos têm em comum o tempo de sono, que é muito importante, e uma certa fragilidade: respeite sempre seu ritmo e sua idade.
Brincar
O filhote adora brincar. É preciso aproveitar essa chance para educar sem pressão, através de curtos exercícios que ele realizará com prazer.
Etapa por etapa
A educação é conduzida etapa por etapa. Quando é muito jovem, o filhote dispõe de uma baixa capacidade de concentração: além de 3 sessões diárias de 5 minutos você arriscaria cansa-lo. Progressivamente, você poderá estender o tempo de trabalho para chegar em torno de 30 minutos por dia quando ele tiver cerca de 6 meses. No entanto, para favorecer a socialização, é recomendável multiplicar as descobertas do filhote com trajetos de carro, contatos com crianças, adultos e também, com outros animais, etc…
Prazer e rigor
O prazer e o rigor condicionam a conquista da educação. Além das brincadeiras que permitirão educar o cão com alegria, a aprendizagem do filhote deve acontecer em um clima de confiança e paciência com uma certa firmeza. O cão que possui um senso sutil de igualdade desenvolverá melhor a vontade de ganhar sua afeição e de lhe dar prazer.
Recompensa
A recompensa faz a motivação crescer e facilita o adestramento. Para ser eficaz, ela deve ser significativa para o cão, isto é, o dono deve felicita-lo com carinhos, entonações de voz calorosas. A utilização de guloseimas deve permanecer excepcional, a fim de preservar seu peso ideal.
Em compensação, qualquer besteira ou comportamento indesejável devem ser reprimido, mas lembre-se que isso só sera eficaz se você pegar o filhote no ato. Para a maioria dos filhotes, uma repreensão emitida em voz alta e grave é suficiente.
Linguagem
A linguagem que você utiliza deve ser adaptada ao animal. As ordens que você lhe dará deve ser simples, curtas e sempre repetidas. Não se esqueça que o cão compreende mais a entonação dada que seu sentido. O tom que você utilizar vai variar , portanto, de acordo com o que você ordena, felicita ou repreende o filhote. O gesto é também um meio eficaz para fazer com que seu cão o compreenda.
Como cada cão é único, se tiver dificuldades para adestra-lo, você pode contactar profissionais especialistas em adestramento.