As frutas proibidas e não recomendadas para os cães são: Abacate, Açaí, Caqui, Carambola, Cereja e Uva e Frutas cítricas.
Há frutas que embora estejam liberadas podem não ser bem toleradas por todos os cachorros. Não são incomuns relatos de que o consumo de melão provocou vômitos em um determinado paciente. Ou que a ingestão de polpa de coco causou uma diarreia daquelas. A oferta excessiva de mamão também pode amolecer as fezes.
Claro, como com tudo na vida o exagero na oferta de frutas é o maior causador de problemas. É importante sempre testar a tolerância do cão oferecendo apenas um pouquinho (por exemplo, o equivalente a um ou dois cubinhos) de uma fruta que ele nunca comeu. Se perceber que seu animal não fica bem quando ingere uma determinada fruta, simplesmente suspenda a oferta.
Abacate
Mas, e o abacate? A polpa do abacate (a parte da fruta que comemos) é segura para oferta, desde que com moderação, pois embora a gordura do abacate seja saudável, gordura é gordura e em excesso pode sobrecarregar o pâncreas. O que acabou incluindo o abacate em muitas listas de alimentos tóxicos para cães que circulam por aí é a persina, mas essa substância só está presente na casca do fruto e nas folhas do abacateiro.
Açaí
Já o açaí entrou na lista por concentrar a mesma toxina prejudicial ao coração e ao cérebro dos nossos cães encontrada no chocolate, a teobromina.
Carambola
O motivo para evitar a carambola é a presença da caramboxina, uma toxina que pode causar alterações neurológicas e condenar o rim de quem já apresenta alguma disfunção nesse órgão.
Caqui
O caqui pode irritar o estômago do cão devido à sua acidez.
Cereja
A cereja pode conter cianeto, que pode cortar o transporte de oxigênio celular.
Uva
Ainda não se sabe exatamente o motivo pelo qual as uvas são tóxicas para cães, mas há muitos relatos na literatura científica de cães que comeram uvas ou passas e desenvolveram falência renal aguda severa, em muitos casos, letal. Qualquer tipo de uva ou passas, mesmo orgânicas, com ou sem casca e com ou sem sementes, e em qualquer quantidade, pode subitamente danificar os rins de cães e de gatos.
Frutas cítricas
Frutas cítricas também não pode, né? Pode, desde que o peludo que vai recebê-las não sofra de gastrite.
Lembre-se sempre de consultar o veterinário em caso de dúvidas! 🙂