Psicologia canina é o estudo do comportamento natural dos cachorros. Através da psicologia canina, conseguimos comunicar-se (entender e ser entendido) com qualquer cachorro instantaneamente, mesmo que ele nunca tenha tido um treinamento formal.
A psicologia canina é uma ferramenta indispensável na hora de treinar e educar seu cão. Sabemos que os cães são animais muito inteligentes e podem compreender todas as palavras e sons que uma criança de 2 anos. Os cães são muito sociáveis, porem se sabe que não podemos deixar eles sozinhos por mais de 8 horas. Os cães tem grande necessidade de fazer muito exercícios para evitar a ansiedade, pois essa ansiedade será canalizada na forma de destroços pela casa, latidos e uivos de agressividade.
O principal objetivo da psicologia canina é iniciar uma comunicação com os cachorros em sua própria linguagem (linguagem corporal, emoção, intenção).
A psicologia canina estuda fatores comportamentais que esta ligado ao modo de agir do cão, o modo que ele interage com as pessoas e outros cães. A forma como o dono interage com o seu cachorro está diretamente relacionado a maneira que o cão irá agir. Cães mimados por exemplo, tendem a ser mais agressivos com visitas, pois eles julgam que devem proteger seu dono que não se impõe.
Cães com problemas de comportamento possuem três motivos muito específicos: conflitos, frustrações e medo. Nesse caso recomendamos ao dono procurar um adestrador que ajude a encontrar um comportamento equilibrado para seu cachorro. Cachorros jovens possuem a mesma capacidade de aprendizado de cachorros adultos, a diferença é que geralmente esses animais já possuem comportamentos inerentes ao tratamento recebido desde filhotes.
Hoje em dia existem algumas técnicas que visam adestrar o cachorro de uma melhor forma, mas precisa ter paciência, um comportamento contínuo e metódico do dono. Uma dica importante é estabelecer limites para o cachorro é a melhor forma de manter o cão mais relaxado, uma vez que ele aprenderá que o líder da matilha será você e não ele, evitando assim comportamentos agressivos.
A principal dica é a identificação das formas de comunicação entre o cachorro e seu dono. Os cachorros se comunicam através de sons e linguagem corporal por isso são utilizados sinos ou outros instrumentos que possuam uma sonoridade. O condicionamento através de recompensas (petiscos e carinhos) são formas comuns e eficientes de treinamento.
O mais importante de tudo é o cachorro entender a comunicação com seu dono, através de um treinamento feito por um adestrador qualificado, desse modo você perceberá a evolução do comportamento do seu cachorro.