Seu cão acabou de chegar em casa. Não importa se ele é um filhote ou adulto, há certas regras que devem ser seguidas desde sua chegada. É importante saber suas necessidades e estabelecer um código de boa conduta com ele o mais rápido possível.
A escolha de suas “dependências”
Quando ele chegar, deixe-o explorar seu novo ambiente. Ele geralmente leva um ou dois dias para se adaptar. Filhotes devem ter sua área própria para dormir, uma caminha e um cobertor. Se ele se decidir por um local particular, isto deve estar bem para você. Se em um primeiro momento ele decidir que o sofá ou a cama é o melhor lugar, será difícil para fazê-lo mudar de opinião quando ele ficar mais velho.
O ideal é o filhote ter suas próprias dependências como uma caminha e um cobertor. Também é melhor você escolher onde ele será alimentado, com espaço suficiente para um comedouro e um bebedouro. Os comedouros de aço inoxidável são os melhores e facilmente laváveis. Certifique-se que o cachorro sempre tenha água limpa e fresca e que os comedouros estejam sempre limpos.
A alimentação
A hora da alimentação é uma parte importante do dia. O alimento oferecido deve ser apropriado para o tamanho do animal, idade e atividade.
O numero de refeições por dia varia de três, até a idade de 6 meses, a duas, até o final do crescimento. Cães adultos podem passar com uma única refeição, mas recomendamos duas refeições.
Uma das regras fundamentais do treinamento é proibir o cão de vir até a mesa para pegar as migalhas durante as refeições.
Os cães também deveriam comer sozinhos, após as pessoas terem comido, pois no mundo canino, os animais dominantes sempre comem primeiro.
O dia a dia
Um filhote de três meses dorme muito. Você não deve perturbá-lo ou pega-lo nessa hora. Você não precisa gritar, sua audição é muito boa. fale eu nome claramente para atrair sua atenção e então dê uma ordem. De início, escolha oportunidades quando ele está com vontade e convide-o para ficar mais próximo de você. Ao chamar seu nome, isto deve ser acompanhando por uma ordem amigável.
O exame de saúde
- Vacinações
As vacinações ajudam a prevenir doenças contagiosas e algumas vezes fatais. Filhotes normalmente começam um programa de vacinação com a idade de 6 a 8 semanas.
Seu veterinário dirá para você qual o melhor programa de vacinação para seu filhote, dependendo dos riscos que ele enfrenta em sua maneira de vida e meio ambiente. Tenha certeza de dizer ao seu veterinário onde seu cão estará e quais atividades ele participará, pois uma vacinação especial pode ser necessária.
Tabela de Vacinação para um cão
- 45 dias – Vacina V10 importada: Parvovirose, Cinomose, Hepatite Infecciosa, Leptospirose, Coronavirose
- 75 dias – Repetir V10
- 105 dias – Repetir V10 + Vacina Anti Rábica
- 135 dias – Repetir V10
- 1 ano – Repetir todas as vacinas
- Tosse dos Canis – Duas vacinações iniciais mais reforço anual
Obs: Procure um médico veterinário para elaborar um plano de vacinação personalizado.
Identificação
Cães podem ser identificados com etiquetas, tatuagem ou pela inserção de um pequeno identificador eletrônico (chip) sob a pele. Isto pode ser obrigatório em alguns casos (se você levar seu cachorro para fora do país, com algumas raças especificas, ou se você comprar uma apólice de seguro.
Por favor, certifique-se com as autoridades competentes para mais informações. Identificar seu cão ajudará no combate ao comércio de animais roubados e permitirá que seu cão seja devolvido, caso ele se perca.