Em certas raças de cães, existe um padrão de pelagem conhecido como ‘merle’. Às vezes é referido como uma cor, mas na verdade é devido a um gene que altera a forma como o pigmento aparece na pelagem do cão. O padrão de pelagem merle é popular porque é incomum e muito único, com cada cão merle tendo um padrão de pelagem diferente.
Infelizmente, existem problemas de saúde associados à mutação merle e o risco de esses problemas ocorrerem aumenta quando dois cães com gene merle são acasalados. A ninhada de filhotes resultante tem uma grande chance de conter “double merles” ou “brancos letais”, cães que têm muito pouca ou nenhuma cor em sua pelagem. Double merles são altamente propensos a sofrer de deformidades nos olhos ou na orelha (em alguns casos, ambas), que no máximo podem resultar em cegueira completa e surdez.
Desnecessário dizer que a criação deliberada de double merles causa muita controvérsia no mundo canino – certos órgãos oficiais (como o Kennel Club no Reino Unido) restringiram a prática, recusando-se a registrar cães resultantes de merle com merle. Este artigo explora o mundo da genética double merle, as raças afetadas, as questões de saúde e a ampla gama de debates em curso sobre a reprodução de double merle.
O QUE É UM MERLE?
Um cão com pelagem merle é caracterizado por ter manchas no pelo com pigmento diluído (cor). Embora uma variedade de cores merle seja referida por criadores e donos de cães, os dois tipos de merle mais comuns vistos são merles azuis e merles vermelhos. Os merles azuis são, na verdade, cinzentos. Eles parecem como um cão tricolor (preto, branco e castanho), mas com manchas pretas aparecendo “desbotadas” ou cinza.
Da mesma forma, um merle vermelho terá manchas desbotadas de vermelho e muitas vezes parecerá mais mosqueado do que o merle azul. Enquanto todas as raças com o padrão de pelagem merle produzem merles azuis, apenas algumas raças produzem merles vermelhos. A força das outras cores na pelagem do cão (castanho e preto, ou vermelho e castanho) também pode variar, com alguns merles aparentando ter uma coloração extremamente pálida por toda parte, enquanto outros podem ter manchas de cor bastante fortes. Merles azuis sem nenhuma marca de castanho são conhecidos como bi-blues, mas um merle vermelho não tem necessariamente de ter marcas de castanho.
Merles geralmente têm olhos azuis. Às vezes, eles têm um olho azul e outro castanho. Eles também podem, ocasionalmente, ter dois olhos castanhos. Às vezes, os cães podem parecer ter uma coloração normal da pelagem, mas na verdade são merles e produzirão filhotes com a coloração merle. Eles são conhecidos como “merles crípticos”, mas a razão exata pela qual esses cães não exibem o padrão merle permanece desconhecida.
O gene merle geralmente é dominante, portanto, um cão merle terá herdado o gene de um de seus pais. Enquanto um cão não merle (a menos que um críptico) não terá herdado nenhum gene merle.
Por exemplo, em uma ninhada de cachorros de cores mistas, os não merle serão (mm), enquanto um merle será (Mm), o que significa que herdou um gene merle e um gene não merle.
PROBLEMAS DE SAÚDE ASSOCIADOS AO GENE MERLE
Há evidências científicas que sugerem que o gene merle pode estar relacionado a uma taxa maior de problemas oculares (olhos) ou auditivos (ouvidos). Um artigo de 2006 sobre o gene merle publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América tentou identificar o gene que causou o padrão merle em cães.
Entre suas descobertas, eles registraram pesquisas sobre surdez em Dachshunds com o gene merle. Um estudo relatou que 36,8% dos Dachshunds com o padrão de pelagem merle (Mm) sofreram problemas auditivos que variam de surdez leve a completa. Enquanto nenhum do grupo de controle de não-merles (mm) teve qualquer problema de audição.
Outro estudo descobriu que os merles tinham uma frequência “significativamente maior” de anormalidades oculares do que os não merles. Outros estudos citados pelo artigo descobriram que o gene merle estava associado a anormalidades esqueléticas, cardíacas e reprodutivas, mas há evidências muito menos conclusivas para isso.
O DOUBLE MERLE
O padrão merle é produzido quando um cão tem uma única cópia do alelo M <. Todos os cães merle têm o genótipo Mm – o que significa que eles têm um alelo para merle e um alelo para não-merle. Todos os não merles são mm. Se você cruzar um merle (Mm) com um não merle (mm), você produzirá, em média, uma ninhada em que metade dos filhotes obtém o alelo M, assim como Mm (merle) e a outra metade obtém o alelo não merle.
Mas se você cruzar dois merles juntos (Mm X Mm), você produzirá em média um quarto de mm (não merle), meio Mm (merle) e um quarto de MM (double-merle; também chamado de double-dapple). E os double merles não se parecem com merles. Em vez disso, eles são em sua maioria brancos com manchas merle. Mas o principal motivo pelo qual você deseja evitar a produção de cães MM é que eles costumam ter problemas visuais e auditivos.
Um duplo merle é criado quando dois cães merle são acasalados. Não importa a cor merle ou a raça que eles são. Se dois cães merle são acasaladoss, cada filhote na ninhada tem 25% de chance de nascer duplo merle.
Um double merle herda o gene merle duas vezes. Uma cópia do gene merle causa um efeito de marmoreio na pelagem e cria manchas mais claras em toda a pelagem de cor sólida. Em um double merle, o efeito marmoreio / clareador é duplicado e a pelagem torna-se predominantemente branca. Double merles também têm uma chance muito alta de serem surdos, cegos ou ambos porque não têm pigmento onde normalmente seriam.
Os filhotes que não herdam o gene duas vezes são cães “normais”. Suas pelagens são normalmente marcados e eles não têm problemas de audição ou visão. Esses são os filhotes que um criador deve desejar, porque eles podem lucrar com esses filhotes. Os double merles são frequentemente mortos ao nascer apenas por serem brancos, quando ainda é muito cedo para dizer se o cão terá algum problema de audição ou visão.
Alguns criadores simplesmente presumem, e muitos “abatem” (matam-nos ao nascer) porque sabem que ninguém vai pagar por um cão “defeituoso” e isso também repercutiria mal em seu programa de criação. Se não forem mortos, geralmente são vendidos como brancos raros para clientes desconhecidos. Muitos desses filhotes acabam em um abrigo. Uma vez que esses cães acabam em um abrigo, como muitos fazem, eles ainda enfrentam a morte porque ninguém quer um cão “defeituoso”, tornando a adoção extremamente difícil.
RAÇAS EM QUE A PELAGEM MERLE É ACEITA
As seguintes raças carregam merle e são reconhecidas pelo AKC como uma cor aceitável:
Australian Shepherd, Border Collie, Cardigan Welsh Corgi, Catahoula Leopard Dog, Chihuahua, Cocker Spaniel, Collie (áspero ou liso), Dachshund (chamado dapple), Dogue Alemão, Mudi, Old English Sheepdog.
O gene merle está sendo introduzido em novas raças todos os dias. Merle agora está presente em Poodles, Bulldogs, American Staffordshire Terriers, American Pit Bull Terriers, America Bullies, Exotic Bullies e Australian Koolies. Está se tornando mais prevalente em muitas das novas “raças da moda”. Há uma superabundância desses cães e é verdadeiramente comovente. Existem resgates em todo o país que se comprometem exclusivamente a resgatar esses cães, que por si só deveriam falar muito. Esses cães são 100% evitáveis. Não crie dois cães merle, e você não terá double merles.
PODEM-SE EVITAR DOBRO MERLES?
Enquanto houver cães com pelagem merle, os double merles serão produzidos, geralmente por acidente ou por ignorância por parte do criador. No entanto, muito pode ser feito para desencorajar a criação de double merles e para educar o público sobre os perigos.
Órgãos oficiais e Kennel Clubs podem liderar o desestímulo à criação deliberada de double merles, mas educar os compradores de filhotes também ajudaria. Os compradores desavisados de filhotes às vezes são vendidos double merles como versões “brancas raras” ou “albinas” de uma determinada raça, sem saber que o filhote pode ser surdo ou cego. Da mesma forma, os donos de animais com dois merles podem acasalar seus cães sem perceber as consequências. Espalhar a palavra sobre o que é um double merle é apenas parte da resposta.