A inseminação artificial em cachorros é uma ferramenta que ajuda no melhoramento reprodutivo e o sucesso na fertilização.
Os cães machos padreadores, são avaliados através do exame de espermograma, que serve para analisar a qualidade, mobilidade, concentração e volume do espermatozoide.
As cadelas fêmeas matrizes, devem fazer os exames de citologia vaginal e progesterona (dosagem hormonal) para avaliar o seu período fértil.
Após obter os resultados dos exames, estando tudo ok com o sêmen do macho reprodutor e a fêmea matriz estando no período fértil é realizado a inseminação artificial em cães com sucesso.
Nós criadores de Pitbull e American Bully temos um tipo de raça com muitas diversificações. As variações do tipos de pitbull e american bully exigem muito planejamento, estudo e foco por parte do criador para obter uma boa reprodução que cujo o objetivo é melhorar a raça. Devido ao grande tempo gasto para planejar e executar uma criação de cachorros de qualidade, não é surpresa que muitos criadores de pitbull e american bully recorram à Inseminação Artificial para produzir suas crias e manter seus cães seguros.
Os Benefícios da inseminação artificial
A Inseminação Artificial (IA) é simplesmente o ato de depositar uma amostra de sêmen diretamente no útero da fêmea para assumir o controle do processo de criação e reduzir as chances de complicações. Basta coletar uma amostra do sêmen do macho reprodutor e inseminar na fêmea matriz dentro do ciclo de seu período fértil.
Junto com essa técnica maravilhosa, no entanto, vêm algumas questões que precisam ser entendidas ao desenvolver um tipo de pitbull ou american bully.
Saber quais problemas são comuns na raça torna mais possível para um criador trabalhar para corrigi-los ou evitá-los. A inseminação artificial permite que os criadores tenham diversidade suficiente e procurem cães selecionados que forneçam o tamanho e a forma desejadas, mantendo os padrões da raça.
A inseminação artificial abre as portas para todas as combinações possíveis, dando aos criadores de Pit e Bully flexibilidade máxima no desenvolvimento de suas linhas e tipos.
A Inseminação artificial é um grande trunfo para o desejo de se reproduzir. No entanto, existem algumas questões que a capacidade de reproduzir essas grandes variedades de tipos de raça.
Por favor, esteja sempre ciente dos riscos de criar uma cadela pequena em um cão muito maior do que ela. Tenha dinheiro reservado para uma cirurgia de cesariana e esteja pronto para ajudar a qualquer momento. A criação de cadelas extra grandes para cães menores, mais encorpados ou mais largos, oferece muito menos riscos adicionais além dos problemas normais de filhotes.
Para a inseminação artificial em cachorros pode-se utilizar sêmen fresco, retirado na hora, resfriado ou até mesmo congelado. Cada técnica realizada varia de acordo com o tipo de armazenamento do sêmen.
A inseminação artificial em cachorros também serve para prevenir de DST (doenças sexualmente transmissíveis) como a brucelose, TVT (tumor venéreo transmissível), acidentes, brigas e traumas para os cães.
Dica importante sobre criação
Respeitar os padrões da raça Pitbull e American Bully. Excluir da reprodução cães com doenças hereditárias, como a Displasia Coxofemoral (quadril), síndrome respiratória braquiocefálica (SRB), doenças na válvula mitral e Lesões do ligamento cruzado cranial (LCC).