Antes de falarmos da diferença entre fenótipo e genótipo, nem todo cachorro deve ser reproduzido. Na verdade, a maioria não deveria.
Em diversas raças, você não pode nem mesmo começar a mostrar seu cão em eventos de conformação, muito menos criar, sem ter um mentor. É de extrema importância encontrar um mentor.
Qualquer organismo é um subproduto tanto de sua composição genética quanto do meio ambiente. Para entender isso em detalhes, devemos primeiro apreciar alguns conceitos e vocabulário genético básico. Aqui, fornecemos definições para os termos fenótipo e genótipo, discutimos sua relação e examinamos por que e como podemos escolher estudá-los.
O que é Fenótipo?
Fenótipo é a soma das características visíveis de um organismo. Uma diferença chave entre fenótipo e genótipo é que, embora o genótipo seja herdado dos pais de um organismo, o fenótipo não é.
Embora um fenótipo seja influenciado pelo genótipo, o genótipo não é igual ao fenótipo. O fenótipo é influenciado pelo genótipo e fatores, incluindo:
- Modificações epigenéticas
- Fatores ambientais e de estilo de vida
O fenótipo é determinado pelo que você vê. Para produzir o cachorro que se pareça com a imagem que você tem em sua mente, você deve usar cães que se pareçam com o que você deseja. Essa é a principal característica do fenótipo. A maioria dos criadores toma suas decisões de criação com base quase inteiramente no fenótipo. Eles veem um cachorro que parece legal, bonito, podem até procurar o pedigree em sites online de registro e se sentirem realizados como se tivessem feito o dever de casa.
Um criador experiente sabe que se o Stud em uso for linhagem, a probabilidade de se reproduzirem é maior em comparação com um Stud de um outcross ou cujo pedigree seja principalmente o resultado de outcrossing. As chances de manter qualquer continuidade tornam-se cada vez mais improváveis. As chances de características inesperadas surgirem também aumentam.
O que é Genótipo?
Genótipo é a composição genética do cão, o que você vê não é necessariamente o que o cão é capaz de produzir. Para colocar as probabilidades a seu favor, o Stud que você usa não deve apenas ter a aparência que você deseja, mas também cujo histórico genético reflete essa imagem. Eles são os Studs com maior probabilidade de transmitir suas próprias características aos seus descendentes.
Você já viu os melhores cães de exposição que não conseguem se reproduzir ou irmãos onde um pode produzir muito melhor do que o outro?
Ambos parecem impressionantes (fenótipo), mas um tem a composição genética (genótipo) para melhor transmitir mais de suas características.
Biologicamente falando, um gene é uma seção do DNA que codifica uma característica. Portanto, um gene pode existir em diferentes formas nos organismos. Essas diferentes formas são conhecidas como alelos . A posição fixa exata no cromossomo que contém um determinado gene é conhecida como locus.
Um organismo diploide herda duas cópias do mesmo alelo ou uma cópia de dois alelos diferentes de seus pais. Se um indivíduo herda dois alelos idênticos, seu genótipo é considerado homozigoto naquele lócus.
No entanto, se eles possuem dois alelos diferentes, seu genótipo é classificado como heterozigoto para aquele locus. Os alelos do mesmo gene são autossômicos dominantes ou recessivos. Um alelo autossômico dominante sempre será expresso preferencialmente sobre um alelo recessivo.
Exemplos de genótipos
Vejamos um exemplo clássico – a cor dos olhos.
- Um gene codifica a cor dos olhos.
- Neste exemplo, o alelo é marrom ou azul, com um herdado da fêmea e o outro herdado do macho.
- O alelo marrom é dominante (B), e o alelo azul é recessivo (b). Se o filhote herdar dois alelos diferentes (heterozigotos), eles terão olhos castanhos. Para que o filhote tenha olhos azuis, eles devem ser homozigotos para o alelo de olhos azuis.
Outros exemplos de genótipo incluem: Cor do pelo e altura.
Diferença do Fenótipo e Genótipo
Observar o fenótipo é mais simples, damos uma olhada nas características externas e visíveis de um organismo e tiramos conclusões sobre elas. A observação do genótipo, porém, é um pouco mais complexa.
Genotipagem é o processo pelo qual as diferenças no genótipo de um indivíduo são analisadas por meio de exames biológicos. Os dados obtidos podem então ser comparados com a sequência de um segundo indivíduo ou com um banco de dados de sequências.