Qual é a diferença do Exotic Bully para o American Bully?
O Exotic Bully é uma raça de cachorro que possui características de Bulldog, mas é ligeiramente diferente dos American Bullies originais. Eles são conhecidos por terem características exoticas e mais exageradas de raças menores de Bulldog, como o Bulldog Francês, o Shorty Bull e o Bulldog Inglês.
Os criadores têm infundido constantemente outras várias raças do tipo Bull. Isso é o que resultou em uma aparência completamente diferente e exagerada, que se tornou o Exotic Bully que conhecemos agora.
Em comparação com outros tipos de bully, os exóticos têm características mais desproporcionais. Por exemplo, suas cabeças são muito maiores, seus peitos são mais largos e seus focinhos são muito mais curtos. Eles também parecem mais musculosos, embora sejam relativamente pequenos.
Características físicas
- Cabeça: suas cabeças são significativamente maiores em proporção ao corpo.
- Crânio: têm crânios curtos, quadrados e muito largos.
- Cotovelos: geralmente possuem cotovelos arqueados para fora da linha do peito.
- Olhos: os exóticos têm olhos ovais e uma grande variedade de cores. Seus olhos também estão bem separados um do outro.
- Orelhas: as orelhas são rosadas, de tamanho médio e geralmente ficam apontadas pra cima. Elas podem ser naturais ou cortados como geralmente vemos.
- Nariz: seus narizes são geralmente achatados e têm narinas largas. Eles vêm em uma ampla gama de cores e todos são aceitáveis.
- Focinho: seu focinho é largo, profundo e curto. O famoso abuldogado. Também apresenta rugas moderadas.
- Pernas: as anteriores são geralmente musculosas e retas, com ossos grandes e redondos. Eles também estão bem separados um do outro.
- Peito: Esses cães geralmente têm peitos muito largos e musculosos.
- Pescoço: O pescoço deve ser largo e grosso o suficiente para suportar suas cabeças grandes.
- Pelagem: Os bullies exóticos têm pelagem curta e podem parecer um pouco brilhantes. Eles vêm em uma variedade de cores, incluindo chocolate, branco, preto e tricolor.
Temperamento do Exotic Bully
Algumas pessoas podem achar o bully exótico um pouco assustador à primeira vista, mas na verdade são considerados cães dóceis. Eles adoram chamar a atenção e brincar com seus donos, pois são animais de estimação extremamente leais.
Os exóticos são ótimos cães de família. Eles são ótimos com humanos, pessoas desconhecidas e crianças. Mas sempre observe-os quando eles interagirem com as crianças. Não os deixe com os mais novos, pois eles tendem a forçar os limites dos cães sem sequer saber as suas consequências.
Eles se dão muito bem em interagir com outros cães também, especialmente se você começar a socializá-los desde cedo. Portanto, se você já possui outros cães, provavelmente não terá dificuldade em apresentar seu bully exótico a eles.
Qual é o tamanho do Exotic Bully?
Embora se pareçam com o american bully, os bullies exóticos são, na verdade, muito menores e um pouco mais leves do que eles. Mas o bom é que eles ainda possuem bom tônus muscular e circunferência.
Quando totalmente crescidos, os exotic bullies geralmente crescem até 33 centímetros de altura. Em termos de peso, eles normalmente terão entre 15 a 25 kg.
Seus tamanhos reais ainda podem variar um pouco, mas normalmente ficariam dentro dessa média.
História e origem
Os exotics bullies são relativamente novos na comunidade Bully, se comparado com seu primo, o american bully, e sendo reconhecido como uma raça própria em 2008.
Segundo a International Bully Coalition, trata-se de um novo tipo de American Bully que se desenvolveu a partir de grandes mudanças no fenótipo da raça.
Por meio da inserção constante de outras raças de cães sob o tipo Bull, eles conseguiram essas mudanças em sua composição genética.
Isso resultou em cães menores, mais compactos e mais parecidos com os de um buldogue, o que os separou do bully americano. Assim, agora está sendo reconhecido como uma raça inteiramente nova.
Alimentação e Dieta
Os bullies exóticos precisam de alimentos de alta qualidade que contenham alto teor de proteína e gordura. Isso é especialmente necessário para Exóticos com menos de um ano de idade. Você encontrará muitos alimentos de alta qualidade no mercado. Apenas procure aqueles com proteína suficiente (pelo menos 30%) e teor de gordura suficiente (pelo menos 20%).
Após o primeiro ano, você deve alimentar seu cão apenas o suficiente para que ele mantenha a aparência completa, mas não acima do peso. O excesso de peso pode causar muitos problemas de saúde, portanto, você deve ter cuidado com isso.
Adestramento e Exercícios
Ter um Exotic Bully treinado é muito importante e deve ser iniciado imediatamente, a partir do momento em que o seu cachorro chega em casa.
Eles devem ser expostos à socialização, seja com outros cães ou com outras pessoas. Quanto mais cedo você fizer isso, melhor.
Eles são naturalmente sociáveis e não deve ser difícil fazer com que eles interajam com pessoas e outros cães, desde que você os exponha precocemente.
No entanto, certifique-se de não exagerar na duração da sessão de treinamento, pois os exóticos são conhecidos por serem cães moderadamente ativos.
Quanto custa? Preço e Valores
O preço dos exóticos pode ser bastante alto devido ao fato de serem uma raça em ascensão. Também é difícil encontrar um que seja criado adequadamente.
Costumam custar R$ 5.000 e podem chegar a R$ 50.000, dependendo do criador, pedigree e da qualidade de sua linhagem.
Se você os comprou de um criador de renome, esse preço inclui a papelada (documento de pedigree), as vacinas e as garantias de saúde.
Registro de Pedigrees e documentação
O registro do exotic bully é importante se você deseja que seu bully exótico possa ter dados de pedigree e título documentados. Também lhes dará acesso para participar de eventos da raça como exposições e competições caninas.
Abaixo listamos alguma entidades e clubes que reconhecem o bully exótico:
The American Bully Registry (ABR)
Um dos maiores registros dos Exotic Bullies é o American Bully Registry ou ABR, conforme declarado em seu site.
Eles reconhecem o Exotic Bully como uma extensão do American Bully, com looks e características mais exageradas. Devido às suas características mais desproporcionais, ABR acredita que será fácil de diferenciar dos outros tipos de american bully.
International Bully Coalition (IBC)
O IBC ou International Bully Coalition é uma entidade certificadora de registro de cães, bem como um organizador de eventos de cinofilia . Eles também são um dos maiores e primeiros registros a ter um padrão de raça para os bullies exóticos.
Em seu site, eles afirmam que esta raça é um novo tipo de American Bully, mas que já sofreu grandes mudanças no fenótipo da raça devido às constantes infusões de outras raças de cães do tipo Bull.
Eles descreveram o exotic bully como um cão forte e compacto, com uma cabeça grande e poderosa, com um corpo robusto e musculoso.
De acordo com o IBR, o American Bully Exotic é uma extensão do American Bully padrão que possui características atraentes, bem como um corpo único e exagerado.
Por outro lado, eles descreveram o Micro Exotic Bully como uma raça que compartilha as mesmas características do American Bully, mas é significativamente menor.
Embora pequeno, o IBR insiste que eles ainda mantenham sua boa circunferência, tônus muscular e características exageradas. Eles também disseram que o tamanho geral dos micro exotics é geralmente de até 33 cm de altura.
US Bully Registry (USBR)
O US Bully Registry (USBR) é um dos registros que reconhece uma ampla gama de raças de bulldog, incluindo o Exotic Bully.
Em sua comunidade descrevem como um lugar onde todas as raças de bullies são igualmente amadas e apoiadas, bem como um lugar para organizar as melhores exposições caninas do país.
Começaram a reconhecer o Exotic Bully como uma raça em 2013 e o descreveram como um cão compacto a médio com corpo musculoso e cabeça volumosa. Afirmaram também que os bullies exóticos não deveriam se parecer com os american bullies.
Exotic Bully é o cachorro certo para você?
O Exotic Bully é uma raça de baixa manutenção, altamente sociável e fácil de cuidar. No entanto, não é para todos.
Sua expectativa de vida também é menor em comparação com outros cães.
Então, se você está procurando um companheiro de longo prazo, você pode ter que procurar outras raças de Bully, tipo pocket. No entanto, se você quer um animal de estimação único e exótico com características muito marcantes, entre em contato conosco!