Então você comprou ou adotou um cachorro e trouxe para casa. Mas e agora? Cães são animais super inteligentes, carinhosos e sensitivos, que requerem seu carinho e atenção bem como um treinamento adequado.
Abaixo vamos orientar você com 10 dicas rápidas como um ponto de partida de muitos anos de diversão.
Escute seu cachorro
Aprenda os sinais de desconforto, agressividade, ansiedade, alegrias e outros.
Seja generoso com o afeto dele
Não foque apenas no negativo, divirta-se bastante com seu cachorro, brincar, abraçar e mimar seu cão faz com que ele sinta especial.
Seu cão realmente gosta disso
Brinquedos, petiscos, comida, brincadeiras. Cada cachorro é diferente. Não presuma que ele goste só porque a embalagem ou a propaganda disse isso.
Diga sim ao invés de não
Ao invés de gritar NÃO para seu cachorro, diga o que eles deveriam fazer. Como sentar, esperar, deitar o qualquer outra coisa que “NÃO, não faça isso”.
Seja consistente
Todos na casa precisa passar a mesma mensagem. Sobre onde o cachorro é permitido ir, o que e quando comer ou qualquer outra rotina. Cães amam rotina.
Seja realista
Treinar um cachorro leva tempo, especialmente se você está tentando mudar um comportamento natural deles. Dê tempo ao cão para aprender e crie expectativas realistas.
Use ração super premium
Funciona para cães assim como funciona para nós humanos. O gasto a mais em alimento de qualidade vai ser recompensado em economia no veterinário no futuro.
Seja persistente
Quer que seu cão pare de latir quando você joga o brinquedo para ele pegar? Então pare de jogar enquanto ele late. Cachorros aprendem através de repetição e persistência. O contrario também vale. Se o cão esta comportando bem garanta que ele saiba disso.
Recompensa não precisa ser só petiscos
Cães reagem a elogios, carinhos, brincadeiras, exercícios e muito mais. Você realmente não precisa dar um petisco toda vez que ele se comportar bem. Na maioria das vezes um bom carinho ou um elogio “Muito bom menino” já resolvem.
Deixe-os livre
Mas não muito cedo. O cão precisa aprender sobre o que é um comportamento aceitável e aonde ele pode ir dentro ou fora de casa. Comece levando-o em alguns lugares e gradualmente apresente outros a ele.
É isso.
Se você está lutando para treinar seu cão, não desista! Há esperança até para os cães mais desafiadores. A solução pode ser tão simples quanto mudar sua abordagem para o treinamento.