De acordo com as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o número de cães é superior ao numero de filhos dentro das famílias brasileiras. Isso quer dizer que o numero de pessoas esta cada vez menor e consequentemente os apartamentos estão cada vez menores.
Mas como criar um cachorro no apartamento ou casa pequena?
Não é impossível criar um cachorro em apartamento. Mas requer alguns cuidados específicos.
Nessa postagem vamos separar algumas dicas para facilitar seu dia a dia com seu amigo e com seus vizinhos.
Qual porte ou raça de cachorro é ideal
A primeira dica a seguir é analisar sobre o cachorro, recomendamos cães de pequeno ou médio porte para apartamentos, mas fique esperto porque nem sempre o tamanho é a melhor escolha, escolha uma raça mais tranquila, que seja menos ativa e que lati menos. Os vizinhos agradecem!
Tamanho do espaço e regras a seguir
Se você optar em deixar seu cachorro confinado por muito tempo em lugares pequenos como banheiro, sacada ou área de serviço saiba que essa atitude irá deixar seu cão infeliz e mais agitado.
Antes da chegada do cão ao apartamento, previna-se para evitar acidentes, deixe seu apartamento seguro, recomendamos colocar telas em janelas e sacadas.
Residir em condomínio é compartilhar responsabilidades com os outros moradores, portanto é necessário conhecer as regras sobre a permissão de animais em áreas comuns como por exemplo elevadores, áreas de lazer etc.
Escolha um lugar fixo para seu cachorro
Escolha um lugar fixo de costume para seu cachorro exceto área de serviço (contato com produtos químicos), por mais que ele fique livre no apartamento ele saberá onde encontrar sua caminha e brinquedos.
Escolha um local para que o cachorro faça suas necessidades, recomendamos na sacada ou qualquer outro lugar arejado. Uma dica legal é o uso de tapetes higiênicos próprios para essa finalidade.
Por questões de saúde e higiene, o local das refeições, comedores e bebedores devem ficar longe de onde os cães fazem suas necessidades.
Mantenha o local limpo e cheiroso
A principal dica é com relação à limpeza. Portanto retire sempre o excesso de pelos soltos pelo apartamento e passe pano com desinfetante diluído em água por todo o chão.
Retire todos os dias as necessidades feitas pelo cachorro diariamente, troque o tapete higiênico e mantenha sempre o local limpo.
Lave diariamente as vasilhas de água e comida para evitar fungos prejudiciais à saúde do cachorro.
Limpe também a caminha de seu cão, lave os cobertores e brinquedos pelo menos uma vez na semana.
Mantenha seu cachorro limpo
Recomendamos o banho a cada 15 dias ou uma vez por semana de acordo com a raça do cão. Seu veterinário pode orientar melhor sobre isso.
Para controlar a queda de pelos, escove o cachorro todos os dias e mantenha a tosa em atualizada em cães de pelo longo.
Adestre para educar seu cachorro
Adestre, eduque desde novo, seu cachorro sobre o que ele pode fazer, onde pode entrar ou subir e o que ele pode e não pode comer. Além de facilitar seu dia a dia, ainda evitará que ocorram acidentes nos momentos em que ele estiver sozinho.
A melhor técnica que realmente funciona na hora de ensinar seu cachorro é a da recompensa. Portanto quando ele acertar a fazer as necessidades no lugar certo, elogie ele e recompense com um petisco.
O mais importante é sempre ter paciência. Brigar e gritar só deixará o cachorro com medo de você.
Prepare o ambiente com brinquedos estratégicos
Em alguns casos é normal o cão ficar algumas horas sozinho enquanto os donos estão trabalhando. E nesse momento, se ele não tiver um brinquedo que estimule ele pode fazer uma bagunça grande dentro de seu apartamento.
Recomendamos ter mais de um cachorro para evitar a solidão, mas caso não seja possível, prepare o ambiente para esse período.
Uma dica muito boa são brinquedos que o estimulem a se movimentarem, que atiçam a curiosidade e o mantenha ocupado, como bolinhas e mordedores resistentes. Sempre deixe mais de um tipo de brinquedo disponível.
Principal dica é: muito amor e atenção para seu cachorro
Deixar seu cão sozinho no apartamento por muito tempo pode gerar ansiedade e estresse no seu cachorro. Recomendamos passear pelo menos 2 vezes ao dia, com duração de no mínimo 30 minutos.
A atividade física é muito importante para a saúde de seu cachorro e evita o sedentarismo, a obesidade e proporciona ao cão a interação com outras pessoas e animais, o que é muito importante no desenvolvimento da sua personalidade.
Em dias de chuva ou muito sol, brinque com seu cachorro dentro do apartamento mesmo. Jogue a bolinha para ele buscar ou faça qualquer outra atividade que estimule seu cachorro a se movimentar.
Então é isso! nunca se esqueça dessas dicas:
- Não deixe seu cão preso em ambientes e sim solto pelo seu apartamento
- Passeie com ele externamente pelo menos 2 vezes por dia durante 30 minutos
- Se ele apresentar latidos excessivos, verifique o que está acontecendo para não incomodar os vizinhos
- Evite deixar seu cão sozinho por muito tempo
Criar um cão em apartamento não é difícil, mas você precisa ser criativo, paciente e manter a disciplina.
Dê a ele muito amor, carinho e atenção, com isso vocês serão muitos felizes dentro de um espaço pequeno que é um apartamento. 🙂