Com a chegada do verão a temperatura sobe e a necessidade de ter mais cuidados com os cachorros é maior, pois os cães sentem muito calor e correm alguns riscos à saúde, como por exemplo a hipertermia, insolação, desidratação e queimaduras na pele.
Se a temperatura estiver acima dos 30 graus, procure passear com seu cachorro num horário onde o sol esteja mais fraco, por exemplo antes das 9:00 e depois das 18:00. Lembre-se que seu cachorro está mais próximo do chão que você, o que significa que ele sentirá mais calor, pois estará recebendo o aquecimento que vem do chão/asfalto.
Fique atento, o calor é muito perigoso para os cachorros, abaixo vamos dar dicas e cuidados de como aproveitar melhor o verão com seu cão.
- mantenha ele sempre hidratado, tenha sempre água fresca por perto
- sempre procure por locais com sombra
- evite passear em horários mais quentes (depois das 9:00 da manhã e antes das 18:00 da noite)
- diminua a quantidade de exercícios
- efetue banho e tosas com frequência
- seja cauteloso com a temperatura do chão, sempre teste primeiro com sua mão e depois o pé por alguns segundos no asfalto
- na praia seja cauteloso com a temperatura da areia
- cães de pelagem escura tendem a absorver ainda mais os raios do sol
- filhotes e cães mais idosos requerem atenção maior nesse período
- nunca deixe-o preso dentro do carro, mesmo se os vidros ficarem semi abertos
- cuidado com o sobrepeso de seu cachorro
- cachorros com pelagem curta, pelagem branca ou mucosas claras, vão precisar de protetor solar especifico para cães
- evite focinheiras de nylon ou qualquer outro que feche a mandíbula
Observe os sinais de superexposição
Cachorros ofegam pra se refrescar. Se você perceber que ele está muito ofegante e acelerado, leve seu cachorro imediatamente para um local com sombra fresca e ofereça muita água. Em casos extremos, os cães podem ter febres altas, taquicardias ou mesmo vômitos. Esses são os principais sinais de insolação e recomendamos ir com urgência ao veterinário mais próximo.
Proteja os cães de focinhos curtos American Bully (braquicefálicos)
Algumas raça de cães sofrem riscos de doenças relacionadas ao calor. Qualquer cachorro de focinho curto ou achatado (american bully, boxer, pug, buldogue entre outros) tem o que chamamos de síndrome braquicefálica. Por terem narizes curtos, eles têm menor área de superfície e traqueias menores do que o normal. Infelizmente alguns cães braquicefálicos chegam a falecer se expostos ao calor intenso. Se você possui um cachorro desse tipo, nós recomendamos não sair na rua com ele em dias com altas temperatura.
Fique atento e seguem nossas dicas e cuidados, nosso melhor amigo agradece.
Qualquer dúvida, procurem um Veterinário para estar orientando melhor com mais detalhes.