O comportamento do cão depende de vários fatores, desde a raça e porte do animal, até fatores ambientais, comportamento do tutor e estímulos que recebe para que obedeça a comandos e seja sociável com humanos e outros animais.
Para obter um bom relacionamento com o cão, você precisa entender o significado e as causas dos comportamentos caninos mais comuns.
Nessa postagem vamos listar algumas dicas recomendadas por um especialista em comportamento animal.
Cão medroso
É um cachorro que sente muito medo, se assusta com facilidade, na hora do passeio ele tenta se soltar da coleira e correr para longe do tutor.
As possíveis causas podem ser o barulho intenso como fogos de artifício, sirene, trovão ou algum trauma sofrido pelo cão quando ainda era filhote, que precisa ser tratado.
Como tratar: Dessensibilização do cão a ruídos altos, tratamento do trauma sofrido e uso de florais.
Fura Cão
É um cachorro bagunceiro, destrói objetos e móveis causando um verdadeiro estrago dentro de casa.
As possíveis causas podem ser a solidão, ausência de brinquedos, petiscos e ansiedade de separação.
Como tratar: deixar brinquedos e petiscos para o cão. Espalhar roupas velhas pela casa com o cheiro do tutor. Adestramento day care (creche para cães).
Cão Bravo
É um cachorro agressivo, possui comportamento anti-social com outros cães ou humanos.
As possíveis causas podem ser a falta de socialização com outros cães ou outros motivos que precisam de estudo para diagnostico adequado.
Como tratar: socialização, adestramento, treinos de obediência e musicoterapia, técnica que ajudar acalmar os animais.
Cão Teimoso
É um cachorro que não obedece aos comandos e faz as necessidades fora do lugar.
As possíveis causas são: Os donos não ensinaram o cão corretamente o local adequado, trocar o jornal ou tapete de lugar todos os dias sem definir um ponto fixo, local próximo da comida e água ou do local onde o cão dorme.
Como tratar: adestramento, reforço positivo quando o animal acertar o local, rotina de alimentação (filhotes comem 3 vezes ao dia e adultos 2 vezes).
Cão Quietão
É um cachorro acuado, apático e pouco entusiasmado. Não brinca e interage pouco.
As possíveis causas são: doenças físicas, falta de estímulo adequado, solidão e pouca interação com outros cães e humanos. a cães) e musicoterapia.