O seu cão come muito rápido?
Alguns cachorros tem essa mania de comer rapidamente e desesperadamente, mas as vezes isso não quer dizer que seja fome e sim um comportamento obsessivo, psicológico, instinto ou até mesmo ansiedade pela comida.
Comer rapidamente pode gerar alguns problemas na saúde do cão, tais como:
- má digestão
- gases (pum)
- vômitos
- torção gástrica
- asfixia
Mas com algumas técnicas e dicas listado abaixo é possível resolver esse problema.
Evite locais agitados
Locais com muito barulho ou com alta circulação de pessoas ou cães fazem com que o cachorro fique mais ansioso e por isso ele acaba comendo desesperadamente.
Separe os cachorros
Se você tiver mais de um cão, recomendamos dar comida em locais separados.
Não estimule a ansiedade
No momento que for colocar a comida em seu prato verifique se o cachorro está pulando, agitado ou latindo, não dê a comida pra ele se acalmar. Se isso acontecer, espere um momento até ele ficar mais tranquilo e só depois ofereça a comida para ele.
Não faça com que a hora da comida seja um momento agitado
No momento da alimentação, coloque a comida e ofereça ao cachorro, apenas isso. Se você falar algo ou modificar a voz seu cachorro poderá ficar mais agitado.
Fracione de 2 a 3 vezes a comida por dia
Em vez de oferecer 1 vez por dia, fracione a porção e ofereça a mesma quantidade diária em porções menores, por exemplo, de manha, tarde e noite. Desse jeito você evita que ele esteja com muita fome na hora da refeição e por isso vai começar a comer mais lentamente.
Compre um comedouro lento
O comedouro lento é uma excelente ideia para os cachorros que comem rapidamente. Ele serve para dividir o alimento fazendo que o cachorro desvie dos obstáculos para poder comer a refeição, tornando assim um momento mais calmo e tranquilo.
E ai, gostaram dessas dicas? Esperamos que sim. 🙂