A adaptação dos filhotes de pitbull ou american bully nos primeiros dias na maioria da vezes é difícil, pois agora ele estão longe da mãe e dos irmãozinhos.
Chorar muito no começo é totalmente normal, por isso temos que ter paciência até ele se acostumar. A recomendação nos primeiros dias é deixa-lo perto das pessoas mesmo durante a noite até ele se acostumar com a ausência de sua antiga família e com sua a nova casa.
Aos poucos vai ensinando ele a ficar sozinho e evite dar atenção a ele quando ele chorar, pois se for ele nesses momentos só vai reforçar o comportamento de chorar.
Por ser uma experiência nova acaba sendo um pouco estressante, mas com muito amor e carinho o filhote vai se acostumando com a nova rotina, portanto fique atento com:
- Acidentes: Ensinar os cães a fazerem xixi e cocô no lugar certo dá trabalho e requer um tempo para adaptação, tenha sempre tapete higiênicos, jornais e os produtos de limpeza.
- Ganidos e choro, principalmente quando é um cachorro filhote: utilize essências e difusores relaxantes e passe o máximo de tempo possível com o filhote, para que ele logo comece a confiar em você.
- Consultas ao veterinário: seja para vacinação, exames de rotina ou para tirar alguma dúvida sobre um comportamento estranho, tenha sempre um veterinário de confiança à sua disposição.
- Pulgas e carrapatos: atualmente existem produtos muito eficazes que ajudam a combater essas pragas.
- Mudanças de comportamento: seu cão não chegará em casa já sabendo como se comportar, por isso sempre utilize técnicas positivas para ensiná-lo a se comportar bem e te obedecer.
- Fornecer um espaço confortável: Compre uma casinha e alguns brinquedos para seu filhote.
Dica Importante: nunca grite ou bata no seu filhote de pitbull ou american bully. Esse tipo de “educação” não é efetiva e pode, na verdade, incentivar mau comportamento. Para um treinamento bom e eficiente, consulte um bom adestrador.