Por mais que seja desagradável, analisar as fezes ou cocô de seu cão é uma obrigação que você tem que fazer diariamente. Observar a cor, consistência, frequência e quantidade é fundamental para ver se tem algo de errado acontecendo com a saúde de seu cachorro.
Nem todas as alterações pode ser algo grave, estresse, as vezes um mal estar gastrointestinal, mas de qualquer jeito você deve ficar atento nas fezes do cão e em outros sinais, como alterações na urina, mudanças de comportamento, falta de apetite, dores, entre outros.
Existem pelo menos 5 parâmetros que os veterinários utilizam para avaliar as fezes e para os quais você deve estar atento:
Cor das fezes
O cocô normal de um cachorro deve ser achocolatado castanho. Se o seu cão estiver comendo alimentos com corantes, as cores das fezes também pode alterar. Portanto é bom ter essa percepção do que ele realmente come.
Forma
As fezes de um cão devem parecer toras e manter esse formato. Se forem redondas podem indicar desidratação.
Consistência
O cocô normal deve ser compacto, úmido e fácil de recolher. Diarreia ou fezes liquidas sem formato geralmente indicam problemas intestinais.
Tamanho
O volume deve ser proporcional a quantidade de comida que ele consome regularmente. A quantidade também pode aumentar em relação as fibras que contiver no alimento do cão.
Conteúdo
Presença de muco pode indicar inflamação do cólon, enquanto presença excessiva de grama pode indicar stress, ou problemas gástricos. Pequenos pedaços brancos pode indicar presença de vermes.
Atenção a fezes com outra coloração
- Cinza e gorduroso: Pode ser problema biliar ou pancreático.
- Preto: Pode ser hemorragia no trato superior intestinal.
- Verde: Consumo excessivo de grama ou problema na vesícula biliar.
- Laranja ou Amarelo: Pode ser problema biliar ou hepático.
- Listras vermelhas: Sangue nas fezes, verifique se há cortes no ânus do seu cão.
Importante: Se as fezes do seu cão não for de coloração chocolate castanho, consulte um medico veterinário. Mudanças na cor das fezes pode indicar problemas intestinais mais graves.