Carrapatos e pulgas no seu cachorro ou gato podem acabar com a sua paz e tranquilidade e trazer muitos problemas para a saúde de seu animal de estimação. Além de incomodar seu cão ou gato o carrapato pode trazer inúmero prejuízos à saúde do seu pet.
O carrapato gruda na pele do seu cão e se alimenta do sangue dele. Em pouco tempo, esse parasita pode causar uma coceira intensa, queda de pelo, febre, falta de apetite, anemia, lesão na pele, infecções, entre outras doenças terríveis.
Importante: Temos que tratar o cão ou gato e principalmente o ambiente. Em 99% dos casos os carrapatos e pulgas estão no ambiente em diversas formas: ovos, larvas, ninfas e adultos.
Nesta postagem vamos explicar como tratar os cães e gatos, vamos relatar os cuidados essenciais para prevenir, os sintomas comuns e qual o tratamento eficaz para acabarmos de vez com o problema que os carrapatos e pulgas causam à saúde dos cães e gatos.
Para eliminar os carrapatos e pulgas do ambiente clique no link abaixo:
Como acabar com carrapatos e pulgas do ambiente
Atualmente no mercado pet existem diversas opções de produtos anti-carrapatos como: Comprimidos, spray, pipetas spot-on, talcos, coleiras, xampu e sabonetes.
Então abaixo vamos relatar as vantagens e desvantagens de cada um desses produtos:
Comprimidos
Essa sem dúvida é a melhor opção a escolher. Com melhor tecnologia e inovação do mercado, hoje existe algumas opções de comprimidos super eficazes para combater carrapatos e pulgas. Costumam ter bons resultados, deve ser usado de acordo com o peso do animal e possui algumas restrições.
Vantagens
- Por ser comprimido, os cães e gatos que já estejam com a pele irritada ou machucada no local de aplicação, ficam isentos dessa possibilidade.
- Protegem por períodos de 30 a 90 dias de acordo com a cada marca e fabricante.
Desvantagens
- Não deve ser usado para cachorros com menos de 60 dias de vida.
- Alguns medicamentos não contra indicados em cadelas gestantes ou em fase de lactação.
- Em alguns casos, tutores pode apresentar dificuldade em dar o comprimido para o cachorro, a dica é dar junto com algum outro alimento que o cão goste.
- O comprimido pode quebrar e o tutor fica sem saber se a dose foi ingerida corretamente.
Atenção: Respeite o peso do cão de acordo com a dose recomendada para ele. Em caso de dúvidas, procure ajuda veterinária ou leia a bula do medicamento. Existe também um medicamento injetável que é aplicado por injeção subcutânea conhecido como vacina contra carrapato.
Spray
Cuidado ao comprar esse spray anti carrapatos pois existem duas opções no mercado: os para serem usados diretamente no cão e outro somente no ambiente. Hoje falaremos apenas os que são usados diretamente no cachorro.
Vantagens
- São eficazes e tem obtido um bom resultado.
- É seguro e o cachorro não precisa ser picado para que o carrapato morra, basta ele entrar em contato com o pelo ou a pele do cão.
- Alguns fabricantes recomendam o spray para filhotes a partir de 2 dias de vida e fêmeas gestantes ou lactantes.
- Geralmente protegem por um período de 30 dias.
Desvantagens
- O spray deve ser aplicado corretamente em todo o corpo do cachorro, incluindo patas, barriga, rabo e cabeça (cuidado com os olhos e boca; melhor neste caso usar um algodão molhado com o produto).
- Se não tomar os devidos cuidados e passar corretamente o cachorro ainda pode estar com carrapatos.
Pipetas (Spot-on)
Atualmente existem algumas pipetas com princípio ativo diferente que podem variar o resultado, mas no geral funcionam bem. A aplicação é diretamente na pele e deve-se afastar os pelos para que a aplicação seja feita de forma correta. O local mais indicado é na nuca, pois o cão não terá como lamber depois da aplicação. Às vezes é necessário aplicar mais de uma vez em locais diferente, dependendo do porte do cachorro e do mecanismo de ação do medicamento.
Vantagens
- Geralmente são utilizadas como prevenção, mas também atuam no combate à infestação.
- São de fácil aplicação no cachorro.
- Geralmente protegem o cachorro por 30 dias (dependendo da infestação).
- É 100% seguro e o cachorro não precisa ser picado para que o carrapato morra, basta ele entrar em contato com o pelo ou a pele do cão.
- Algumas marcas de pipetas protegem também contra pulgas, mosquitos e vermes intestinais.
Desvantagens
- Risco de intoxicação em filhotes com menos de 60 dias ou menos que 1 kg de peso.
- Após a aplicação da pipeta, os fabricantes não recomendam dar banho no cachorro nos próximos 3 dias.
Atenção: Respeitar a indicação recomendada pelo fabricante para o peso de cada cão.
Coleiras carrapaticidas
A coleira irá prevenir o aparecimento de novos carrapatos. Este tipo de coleira é recomendado para auxiliar no tratamento do carrapato, portanto, não deve ser o único meio para obter resultados.
Vantagens
- Possuem efeito de 3 até 7 meses.
Desvantagens
- Não são realmente eficazes.
- Não podem ser molhadas.
- Evitar o contato com a coleira,
- Pode causar alguma irritação tanto na pele do cachorro quanto na sua pele
- Risco de intoxicação se entrar em contato com sua boca ou olhos.
Xampus e sabonetes
É uma opção mais acessível para quem não tem condições financeiras de comprar outros medicamentos como comprimidos, pipetas ou sprays.
Vantagens
- Preços mais baratos
Desvantagens
- Não são eficazes pois matam os carrapatos apenas a hora do banho. Após o banho o cachorro está livre dos carrapatos até ser colocado no ambiente contaminado novamente.
- Não tem efeito residual.
- O cachorro pode ingerir a espuma que pode causar vômito ou alergias. Cuidado na hora do banho.
Dica importante: Fuja das receitas caseiras para eliminar pulgas e carrapatos do cachorro ou ambiente, não há um estudo realizado para isso. Nessas receitas até alho é colocado o que pode ser fatal para seu cachorro. Não se arrisque, nós não recomendamos essas receitas caseiras.
Atenção: Recomendamos realizar o tratamento do cachorro ou gato no mesmo tempo que tratar o ambiente, fazendo assim o resultado será mais eficaz.