Quem tem um cão com certeza já teve essa dúvida sobre qual coleira é a mais adequada para o seu cachorro.
Nessa postagem vamos relatar essa questão e esclarecer suas dúvidas.
Muitos donos de cães têm dúvidas sobre qual a melhor opção, entre coleira e peitoral, para levar seus cachorros para passear. Acreditamos que não exista uma melhor opção, e sim a opção que mais se adapta às necessidades e características do seu cão. Então aqui vão algumas vantagens e desvantagens para ajudar na hora da escolha.
Coleiras
As coleiras são boas opções pela sua praticidade, é possível tirar e colocar rapidamente e também colocar pingente de identificação para caso o seu cachorro se perca pelo caminho, mas elas não são aconselháveis se o cão gostar de puxar muito, pois ela pode acabar machucando o pescoço dele na hora do passeio.
Ultimamente a coleira tem sido menos usada que o peitoral, pois não são recomendadas pelos veterinários, devido a sensibilidade do pescoço canino. No pescoço do cão possui músculos e estruturas muito importantes que são facilmente lesionadas.
Para que uma guia ou corrente seja confortável para seu cão, ela deve ser acompanhada de uma coleira. Geralmente as coleiras são fabricadas em tecido, nylon e couro, mas podem vir em outros materiais.
Recomendamos usar a coleira apenas quando for passear com o cachorro, evite usar dentro de casa.
Peitoral
O peitoral é uma excelente opção de escolha, pois isenta o risco de enforcamento e ainda garante que o cachorro não se escape. O peitoral por não ter contato com o pescoço, a traquéia não é pressionada o que evita que seu cão seja enforcado. Para cães com pescoço curto, problemas respiratórios ou de pequeno porte recomendamos o uso do peitoral.
Os peitorais trazem maior conforto e segurança, já que não pegam no pescoço, sendo muito utilizado para treinamento, onde o adestrador ou o dono pode puxar o cão sem machucá-lo, mas é preciso tomar cuidado para que o tamanho seja proporcional ao seu cachorro pois pode asfixiá-lo caso seja muito grande.
Os peitorais têm sido mais escolhido pelos tutores porque proporcionam maior controle sobre o cão. Geralmente são mais utilizadas por treinadores profissionais para dar um puxão no cachorro e fazê-lo entender o comando. São mais complicadas de tirar e colocar, mas tem a vantagem de ser confortáveis e machucar menos.
A desvantagem do peitoral é a dificuldade para controlar cães de grande porte, ainda mais se forem super ativos. Outra desvantagem é porque não permite colocar placa de identificação.
Apesar das vantagens e desvantagens, o mais importante é o temperamento do cão na hora da escolha. É um fato relevante e que irá determinar a escolha entre a compra coleira ou peitoral.