O chocolate que amamos comer diariamente é um alimento normal e inofensivo para nós humanos, mas para os cães o chocolate é altamente tóxico, como se fosse um veneno e causas inúmeras complicações para a saúde do cachorro.
E mais seguro e recomendado você dar ao seu cão chocolates específicos para cachorros, que são saudáveis e produzidos especialmente para eles. São vendido apenas em Pet shop.
Portanto chocolate para cão não é permitido. Não ofereça em hipótese alguma. Se você acha que pode dar um pedaço pequeno de chocolate para seu cachorro achando que está agradando, você esta errado, você está envenenando o seu cão.
Chocolate não deve ser dado aos cachorros e nem outros animais. O chocolate contem um alcaloide chamado Teobromina. Esta substancia é usada como um diurético, estimulante do coração ou até mesmo como um vasodilatador. Uma pequena quantidade de chocolate já é necessária para prejudicar a saúde do seu cão.
Quais são os sinais de envenenamento por chocolate?
Dependendo da quantidade de chocolate ingerida e do estado de saúde do cachorro, em alguns casos nenhum sinal é aparente.
Mais fique atento a esses sinais habituais:
- Excitação e nervosismo
- Vômitos
- Diarreia
- Beber muita água
- Espasmo
Tratamento para a intoxicação por chocolate
Por falta de conhecimento, alguns donos acabam oferecendo chocolate ao cachorro, se esse é seu caso, leia abaixo com atenção e salva a vida de seu cachorro.
Infelizmente não existe um tratamento específico para a intoxicação por chocolate.
Recomendamos levar o cachorro mais rápido possível ao veterinário para que o mesmo tome as medidas adequadas e necessárias.
Se a ingestão de chocolate for recente (até 3 horas) deve ser realizada a indução do vômito. Se o chocolate grudar na mucosa gástrica, será necessário fazer uma lavagem estomacal. A fluidoterapia deve ser realizada para a correção dos eletrólitos, assim como a reidratação do animal.