Os brinquedos estimulam seu animal garantindo mais saúde, inteligência, desenvolvimento, obediência, felicidade e melhor treinamento.
Alguns brinquedos podem ser perigosos para a saúde do seu cão ou gato, portanto é bom ficar atento para proteger melhor seu animalzinho de estimação.
Infelizmente, alguns dos brinquedos disponíveis em pet shops e lojas especializadas, podem colocar em risco a vida de seu animal.
Nessa postagem, vamos orientar em relação aos brinquedos que são perigosos, ou seja, você não pode comprar para seu cão ou gato, por motivos de saúde e segurança. No final dessa postagem vamos também informar os brinquedos mais seguros para seu cão ou gato.
Portanto, atenção nas seguintes dicas abaixo para a brincadeira com seu cão ou gato ser saudável e segura.
Brinquedos perigosos
Garrafas Pet: A garrafa pet pode ser perigosa, pois eles podem ingerir pedações dela. Além disso, o corpo da garrafa pode lascar e ficar afiado.
Ossinhos: Aqueles ossinhos brancos, além de ser calóricos, podem fazer mal ao animal caso ele engula pedaços grandes, causando sufocamento ou obstruindo o intestino.
Bolinhas lisas: Dependendo do tamanho do cachorro, uma bolinha lisa pode ser engolida sem querer durante uma brincadeira e sufocar seu animal.
Bichinhos de pelúcia ou tecido: Seu cachorro ou gato pode engolir a espuma prejudicando o trato digestivo. Além do olho ou nariz de plastico, que pode ferir o animal.
Cordas, linhas ou brinquedos que desfie: Esse brinquedo deve ser evitado, segundo os veterinários, e comum encontrar esses objetos nas paredes do trato digestório que passa não funcionar corretamente.
Brinquedos seguros
Kong: O brinquedo Kong é considerado um dos mais seguros. É feito para colocar ração do animal dentro para que estimule ele a pegar. Além disso, a resistência da borracha é dividida por cores. Se o seu cão destrói os brinquedos com facilidade, recomendamos o Kong preto. A nossa dica é comprar sempre um tamanho maior do que o indicado pelo fabricante.
Brinquedos de nylon duro: São bem recomendados. O animal vai mordendo o brinquedo, que vai se desmanchando em pequenos pedaços e não tem problema em engoli-los. Quando o brinquedo for se destruindo está na hora de jogar fora. Os brinquedos de nylon têm um bom tempo de duração.
Atenção em caso de engasgo:
Se por acaso seu cachorro engasgar, tente retirar os pedaços com as mãos, nunca use objeto cortante para ajudar. Não force o vômito porque o objeto pode fazer o caminho de volta e machucar ainda mais o esôfago.
Sintomas pós ingestão de brinquedo
- falta de apetite
- falta de ar
- tosse
- passar mais de 24 horas sem fazer cocô
- vômito
- barriga inchada
- diarreia
Se seu animal apresentar alguns desses sintomas, não perca tempo, leve imediatamente ao médico veterinário. Esses são sinais clássicos de que algo não está bem.