Como o American Bully é uma raça muito nova e mantida por inúmeros registros e clubes, nenhum estudo de saúde foi realizado sobre a raça até o momento. Há um debate substancial sobre a saúde da raça. O American Pit Bull Terrier e o American Staffordshire Terrier geneticamente tendem a ter uma boa saúde, enquanto o Bulldog Inglês é amplamente considerado como o mais insalubre de todas as raças de cães. Por enquanto, a maioria parece acreditar que o American Bully é praticamente indistinguível do American Pit Bull Terrier, mas a precisão dessa crença é desconhecida. Em geral, os American Bullies menores viverão vários anos a mais do que os muito maiores, mas a expectativa de vida geral da raça é provavelmente entre 9 e 13 anos.
Um dos maiores problemas encontrados em American Pit Bull Terriers e quase certamente o American Bully também é demodicose. A demodicose, também conhecida como sarna Demodex e sarna Demodécica, é causada por uma espécie de ácaro presente na pele de quase todos os cães. O ácaro é transferido da mãe para seus filhotes enquanto ela está amamentando. Estes ácaros não causam nenhum problema para a grande maioria dos cães, mas causam uma reação auto-imune em outros. Esta reação provoca a perda de pelo comumente conhecida como sarna. A demodicose pode causar um pequeno problema na pele ou em todo o cão, dependendo da sua gravidade. Há uma infinidade de opções de tratamento disponíveis, embora alguns casos não requeiram tratamento algum.
Como se sabe que problemas ósseos e visuais ocorrem nessa raça (a displasia da coxo-femural é comumente vista) é altamente recomendável que os donos tenham seus animais de estimação radiografados. Também é possível realizar testes genéticos e outros para identificar possíveis defeitos de saúde antes que eles apareçam. Isto é especialmente valioso na detecção de condições que não aparecem até que o cão tenha atingido uma idade avançada, o que torna especialmente importante para qualquer um que esteja pensando em criar seu cão para que ele seja testado para prevenir a disseminação de condições genéticas potenciais para sua prole.
Listamos abaixo problemas de saúde que o American Bully é propenso a ter:
- Displasia do quadril
- Displasia do Cotovelo
- Demodicose / Demodécica
- Cataratas
- Abiotrofia cerebelar
- Atrofia progressiva da retina
- Fenda labial / palatina
- Hipotireoidismo
- Ictiose
- Luxação de Patela
- Dermatose responsiva a zinco
- Insuficiência Cardíaca Congênita
- Síndrome braquicefálica
- Intolerância ao calor
Enquanto os American Bullies receberem cuidados e manutenção adequados, poderão viver vidas relativamente saudáveis. Algumas doenças exigem uma visita ao veterinário, mas você pode lidar com outros problemas sozinho.