Infelizmente o câncer é uma doença que assusta mundialmente os seres humanos e a cada dia mais os nossos cães.
Os principais motivos responsáveis pelo diagnóstico são os hábitos alimentares dos cães.
O tumor mais conhecido nos cães é o câncer de mama e em seguida o transmissível. O transmissível existe uma boa porcentagem de cura podendo chegar até 89%. O vírus é muito contagioso e passado de cão para cão por meio do contato sexual.
Separamos aqui uma lista com alguns alimentos cotidianos que você pode dar ao seu cãozinho e que trazem benefícios como a prevenção do câncer.
Maçã
A maçã é um alimento antiangiogênico que bloqueia o angiogênese (mecanismo de formação de novos vasos sanguíneos através de vasos já existentes). A maçã por exemplo literalmente faz as células cancerígenas passarem fome, com um índice de resposta de 60% em testes realizados em cães.
Banana
A banana é um alimento comum do dia a dia que contém antioxidantes que ajudam na redução do risco de câncer e doenças cardíacas nos cães.
Abóbora
Abóbora é outro alimento antiangiogênico que é repleta de nutrientes que podem agregar muito na dieta dos cães, rica em vitaminas, fibras e minerais que ajudam a controlar problemas digestivos e intestinais.
Como dar abóbora para os cães?
A abóbora cozida é mais fácil de digerir do que crua. Pode ser assada cozida em água ou vapor. As sementes também são bem vindas, pois são fontes de ômega 3 e ácidos graxos, que tem propriedades anti-inflamatórias.
Aspargo
Aspargo é um alimento contém mais glutationa do que qualquer outra fruta ou legume. Glutationa é um antioxidante que ajuda a destruir componentes cancerígenos.
Amora
Amora é uma fruta que contém quercetina, um antioxidante que ajuda na proteção contra o câncer, especialmente quando combinada com vitamina C, exatamente o que essa fruta tem.
Mirtilo
O mirtilo é responsável que as células cancerígenas passem fome e contém um antioxidante chamado ácido elágico, que bloqueia as vias metabólicas que podem causar o câncer. Além disso, essa fruta é rica em antocianinas, que reduz a proliferação de células e inibe a formação do câncer.
Brócolis
O brócolis é um legume que tem mais de 25 componentes que ajudam na prevenção do câncer. O Brócolis, couve de bruxelas e repolho contém glucosinolatos, que ajuda a eliminar células potencialmente cancerígenas do corpo e previnem que as células normais se transformem em cancerígenas.
Couve Flor
A couve flor é um legume que também contém glucosinolatos. Além disso, tem sulforafano, que auxilia o fígado a produzir enzimas anti carcinogênicas.
Cereja
A cereja é uma fruta como a maçã que também é um alimento antiangiogênico.
Cominho
O óleo de semente de cominho pode inibir o crescimento de células cancerígenas.
Salsinha
A salsinha é mais um alimento antiangiogênico.
Pimentão Vermelho
O pimentão vermelho contém xantofilas (zeaxantina e astaxantina), que tem propriedades anti-cancerígenas e fortalece o sistema imunológico.
O pimentão vermelho tem um teor nutritivo significadamente maior do que o verde, incluindo o licopeno, que ajuda na proteção contra certos tipos de câncer e diminui o risco de doenças cardíacas.
Alecrim
O alecrim contém ácido rosmarínico, que é usado no tratamento de úlceras gástricas, artrite, câncer e asma.